Doença de Parkinson

Doença de Parkinson: Entenda o que é a doença de Parkinson e quais são os principais sintomas.

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença que afeta o sistema motor do paciente e é resultado da morte das células cerebrais que produzem dopamina, responsáveis por controlar os impulsos conscientes vindos do córtex cerebral até todos os músculos do corpo. Ao contrario do que muitos pensam a Doença de Parkinson não afeta a memória ou capacidade intelectual de seus portadores.

É a segunda doença degenerativa mais comum no mundo e foi descrita pela primeira vez pelo médico inglês James Parkinson em 1817. Os quatro sintomas primários da doença são: tremedeira nas mãos, braços, pernas, queixo e face; rigidez dos troncos ou membros; lentidão para realizar movimentos e diminuição do equilíbrio e coordenação motora. É sabido que o aparecimento de tais sintomas só ocorre quando cerca de 80% dos neurônios já estão mortos.
As pessoas com mais de 50 anos de idade são os mais afetados pela Doença de Parkinson.

Os sintomas aparecem de maneira gradual e progressiva e com o tempo podem atrapalhar na realização de tarefas e limitar o dia a dia dos pacientes. O diagnóstico da doença é feito através do histórico médico do paciente e alguns testes neurológicos. Apesar de ainda não existir uma cura nem prevenção específica, com o tratamento adequado, os portadores da doença podem ter uma melhor qualidade de vida e longevidade.

O mais importante é procurar um neurologista caso apresente um ou mais sintomas descritos no início do texto.