Paralisia Facial

A Clínica da Dra. Nidia Pires é especializada no tratamento de Paralisia Facial. Entenda melhor o que é essa enfermidade quais são seus sintomas.

A paralisia facial é uma condição que se caracteriza pela paralisação dos músculos da face. Isso ocorre quando o nervo facial, que controla os músculos da face, ou a parte do cérebro que controla esse nervo, não está funcionando direito. Existem dois nervos faciais, um em cada lado do rosto, geralmente apenas um deles é afetado causando paralisia de um dos lados da face.

A paralisia mais comum é a de Bell, causada por um quadro infeccioso e de caráter geralmente temporário. Algumas outras condições podem gerar um quadro de paralisia facial, tais como: traumas, acidentes, batidas no lado da cabeça ou face, tumores ou fatores congênitos presentes no nascimento.  Em todos os casos, ocorre uma inflamação do nervo facial e seu mau funcionamento.

O aparecimento dos sintomas é repentino e geralmente ocorre durante a noite. As principais características da paralisia facial são:

• Assimetria do rosto, caso somente um lado seja afetado;
  • Olho e boca caída no lado afetado;
  • Inchaço na bochecha;
  • Afundamento da parte interna da sobrancelha, entre outros.

É muito importante manter a calma e procurar seu médico imediatamente caso ocorra o aparecimento dos sintomas. O diagnóstico da paralisia facial é clinico e realizado no próprio consultório através de exame físico. Para se descobrir a causa da paralisia é necessário realizar alguns exames.

Não existe uma prevenção contra a paralisia facial, porém na maioria dos casos ela é temporária e o tratamento leva a uma melhora significativa do quadro.