Esclerose Múltipla – Tratamentos e Complicações

Esclerose Múltipla: Conheça os tratamentos disponíveis e as complicações que a Esclerose Múltipla pode causar.

Até o momento não existe uma cura definitiva para a Esclerose Múltipla, contudo existem tratamentos que podem amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

O tratamento da Esclerose Múltipla tem dois objetivos principais: amenizar as crises e tentar prolongar os seus intervalos. Os corticosteroides auxiliam a reduzir os impactos das crises. Os imunossupressores e imunomoduladores ajudam a espaçar os episódios de crise, mas atualmente nenhum medicamento consegue elimina-las por completo. Muitos pacientes de Esclerose Múltipla também podem se beneficiar de acompanhamento psicológico, fisioterapia, sessões de fonoaudiologia e participação em grupos de apoio.

Na fase inicial da doença é muito importante realizar atividades físicas, ter uma dieta saudável e tentar evitar situações estressantes. Ajustes na alimentação podem ser necessários caso o paciente tenha dificuldades em mastigas e/ou engolir os alimentos. Ajustes na disposição dos móveis também podem ser feitos para prevenir quedas.

Algumas complicações que podem surgir no decorrer da doença.

Apesar de não ter cura, muitos casos a expectativa de vida dos pacientes é quase normal, dependendo de alguns fatores, os pacientes podem viver mais de 20 anos sem serem gravemente afetados pelos sintomas da doença.

Consulte seu neurologista caso observe os sintomas.