O que é Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma doença neurológia degenerativa que atinge em sua maioria as pessoas idosas.

Calcula-se que existam cerca de 25 milhões de pessoas no mundo que sofram deste mal e aproximadamente 1 milhão somente no Brasil. As causas da doença ainda são desconhecidas, mas parece haver uma predisposição genética para seu aparecimento. Nesses casos, os primeiros sintomas podem aparecer precocemente, por volta dos 50 anos. Apesar de incurável, um tratamento médico correto pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A Doença de Alzheimer provoca o declínio das funções intelectuais dos pacientes e reduz sua capacidade de trabalho e convívio social e causa mudanças em sua personalidade e comportamento. A doença costuma afetar os pacientes de maneiras diferentes, contudo existem muitas semelhanças entre os sintomas. A enfermidade é dividida em quatro estágios:

• Estágio I (forma inicial) – perda de memória, alterações na personalidade e habilidades espaciais e visuais;
  • Estágio II (forma moderada) – dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia;
  • Estágio III (forma grave) – resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer, deficiência motora progressiva;
  • Estágio IV (terminal) – restrição ao leito, perda da capacidade de falar, infecções intercorrentes.

O diagnóstico da Doença de Alzheimer é feito através do levantamento do histórico do paciente, testes psicológicos e pela exclusão de outras enfermidades.