Tontura: Quais são as causas mais comuns de Tontura

A tontura é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos, só ficando atrás de dor e febre.

Mais de 300 quadros clínicos podem causar a sensação de tontura. Em geral, as causas estão ligadas a enfermidades que afetam o labirinto. Veja abaixo algumas das causas mais comuns:

• Anemia: Pessoas com anemia podem ter uma baixa de ferro no sangue e não conseguirem produzir hemoglobina suficiente para o transporte de oxigênio no sangue, levando a um quadro com tonturas.
  • Síndrome Metabólica: É uma associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares, vasculares periféricas e diabetes. Caracteriza-se por uma resistência á ação da insulina e pode provocar tonturas.
  • Doenças cardiovasculares: Hipertensão, arritmia e outras doenças cardiovasculares podem alterar o fluxo de sangue até o labirinto e causar tonturas.
  • Enxaqueca: As crises de enxaqueca podem vir associadas à sensibilidade a luz e em alguns casos pode provocar tonturas.
  • Transtornos de ansiedade: Em crises de ansiedade podem ocorrer taquicardia, respiração ofegante e tonturas.
  • Distúrbios hormonais: A menopausa ou distúrbios hormonais podem afetar o labirinto e causar tonturas.
  • Doenças neurológicas: São responsáveis por 10 a 15% dos casos de tontura. Podem indicar a ocorrência de tumores no labirinto ou em seus nervos ou até mesmo doenças degenerativas.
  • Pancadas: Traumas na cabeça podem afetar o labirinto e causar tonturas.
  • Medicamentos: Alguns remédios podem causar tontura como efeito colateral. Sempre tome medicamentos prescritos por um médico e se informe sobre possíveis efeitos colaterais.
  • Distúrbios de visão: Miopia, astigmatismo e hipermetropia podem causar a sensação de tontura.