Tratamentos para Espasticidade

Veja quais são os principais tratamentos para Espasticidade.

A espasticidade é uma condição que pode ser provocada por um AVC, traumatismo craniano, paralisia cerebral em crianças ou outras lesões do Sistema Nervoso Central. Não existe uma prevenção melhor para a espasticidade do que prevenir as suas doenças causadoras.  Os tratamentos também avançaram bastante e são realizados com medicamentos, fisioterapia, órteses, apoio psicológico e com aplicações de toxina botulínica tipo A (TBA).

As contrações musculares são estimuladas por uma substância chamada acetilcolina. Na espasticidade, essa sustância é liberada em excesso, causando uma hiperestimulação muscular, o que resulta em espasmos e rigidez.

A TBA passou a ser indicada para a o tratamento da espasticidade, pois age como um relaxante muscular, diminuindo as contrações exageradas e permitindo aos pacientes uma maior mobilidade e gama de movimentos. O tratamento ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

As aplicações são realizadas em poucos minutos no consultório médico e começam a fazer efeito de 2 a 3 dias após a aplicação e geralmente agem no período de 2 a 8 meses, dependendo do organismo do paciente.

A TBA se tornou uma alternativa eficaz no tratamento da espasticidade, pois age diretamente na musculatura afetada, tem maior duração e provoca menos efeitos colaterais do que os medicamentos convencionais. O tratamento da espasticidade também inclui sessões de fisioterapia e acompanhamento psicológico.