Sudorese Excessiva é uma das queixas mais comuns entre os jovens e adolescentes .A Clínica da Dra. Nidia Pires é especializada no tratamento da Sudorese Excessiva.

A transpiração é a forma com que o corpo regula a sua temperatura, especialmente durante atividades físicas ou em ambientes mais quentes. A sudorese é regulada pelo sistema nervoso e produzida pelas glândulas sudoríparas. Em alguns casos a hiperatividade dessas glândulas produz o que chamamos de sudorese excessiva ou hiperidrose. Esse quadro se caracteriza pela transpiração em excesso e pode afetar todo o corpo ou apenas a região palmar das mãos, planta dos pés, axilas, região inframamária, inguinal ou craniofacial.

Essa condição afeta cerca de 1% da população, e apesar de não se tratar de doença grave causa bastante desconforto e constrangimento para seus portadores. A vida social e profissional é afetada e muitas pessoas passam a tentar esconder esse problema.

A sudorese excessiva pode ser primária ou secundária, normalmente associada ao hipertireoidismo, menopausa, obesidade etc. As causas da sudorese primária são desconhecidas e os sintomas podem aparecer em qualquer fase da vida.

Alguns fatores podem agravar o quadro de hiperidrose: aumento da temperatura ambiente, atividades físicas, febre, ansiedade e ingestão de alimentos condimentados.

Na maioria dos casos o uso de antitranspirantes ou medicamentos não surtem o efeito desejado. Para alguns casos, as aplicações de toxina botulínica tipo A pode ser de grande ajuda para diminuir a quantidade de suor produzido.