Muitas vezes deixamos uma chave em determinado lugar e logo em seguida somos incapazes de lembrar onde a deixamos. Às vezes abrimos um armário e não conseguimos lembrar o que fomos buscar.

Atualmente, a grande maioria das pessoas realiza diversas tarefas simultaneamente. Este tipo de comportamento leva a erros que muitas vezes são confundidos com perda de memória.

 A Doença de Alzheimer apresenta sintomas característicos e progressivos. Descobrir a doença o quanto antes pode ajudar na qualidade de vida de seus pacientes e familiares. Veja a lista abaixo com os 10 sinais de alerta que você deve conhecer:

1 - Perda de memória: é o sintoma mais comum do Mal de Alzheimer, principalmente em seu estágio inicial. A pessoa apresenta dificuldade em reter informações recentes, pode esquecer datas importantes e repetir a mesma pergunta diversas vezes.

2 - Dificuldades de planejamento ou na resolução de problemas: muitos pacientes podem ter dificuldade em elaborar e cumprir planos ou trabalhar com números. Seguir uma receita antiga ou lembrar-se de pagar as contas podem se tornar tarefas complicadas.

3 - Dificuldade em realizar tarefas corriqueiras. Pessoas com a condição podem ter dificuldade em relembrar trajetos, usar eletrodomésticos e em outras tarefas realizadas do dia a dia.

4 - Confusão temporal e espacial. Muitos pacientes perdem a noção do tempo e das estações do ano. Eles também podem esquecer onde estão e de que modo chegaram lá.

5 - Dificuldade em interpretar imagens e relações espaciais. Muitos pacientes podem ter dificuldade em julgar distâncias, determinar cores entre outros problemas. O paciente pode não reconhecer sua própria imagem refletida no espelho.

6 - Problemas com o vocabulário escrito ou oral. A pessoa tem dificuldade em conversar, pode esquecer palavras comuns e ainda trocar o nome de objetos.

7 - Perder objetos. A pessoa com a doença pode guardar objetos em locais inusitados e depois não conseguir mais achá-los. Isso pode ocorrer com mais frequência com o passar do tempo.

8 - Perda ou diminuição da capacidade de julgamento. Os pacientes passam a ter dificuldades em tomar decisões e podem ficar mais relapsos com sua higiene pessoal.

9 - Afastamento do trabalho e convívio social. A pessoa com Alzheimer pode começar a se afastar do trabalho, de seus hobbies e das situações de convívio social.

10 - Alterações de humor e personalidade. O paciente pode ficar confuso, desconfiado, deprimido, ansioso, ou até mesmo com medo. Eles podem se irritar facilmente com coisas que o tiram de suas rotinas.